Banchee, foi uma banda de rock formada em Boston composta por Peter Alongi e José Miguel de Jesus nas guitarras, Victor William Digilio na bateria e Michael Gregory Marino no baixo. Com exceção de Victor, todos cantavam. José Miguel era o compositor principal.
Pouca informação se sabe sobre os caras. O talento do grupo chamava a atenção na cena local e descolaram um contrato com o selo Atlantic (Vanilla Fudge, MC5, Iron Butterfly, Golden Earring), que na época estava despontando no cenário com nomes como os badalados Crosby, Stills & Nash e os emergentes Led Zeppelin e Yes.
Em 1969 lançam seu primeiro álbum, mas infelizmente (e por razões desconhecidas), o disco não vendeu bem. Uma absurda constatação frente à qualidade vocal e instrumental do grupo.
Em 1970, lançam como compacto as músicas “I Just Don’t Know” e “Train of Life”, sem repercussão também. Foram despedidos do selo Atlantic, mas continuaram trabalhando. E evoluindo.
Durante o ano seguinte, trabalharam em material novo, captando os novos movimentos – a geração do hard e do rock progressivo. Acrescentaram-se ao núcleo central dois percussionistas - Johnny Pacheco e Fernando Luis Roman, que também contribuía nos vocais. Conseguiram gravar o segundo disco no Eletric Ladyland’s Studio. Dessa vez, o trabalho seria gestado pelo selo Polydor (casa de Cream, The Who, Taste, The Move). Em 1971, é lançado Thinkin’.
Fama local foi o máximo que esse pessoal conseguiu, e seu nome, como o de muitos outros grupos da época, acabou no esquecimento.
Após a debandada em 1971, os músicos sumiram do cenário. Alguns deles continuam atuando com música somente por entretenimento pessoal.
BANCHEE / THINKIN'