COLEÇÃO MESTRES DO BLUES

- Não haverá postagens o tempo todo, serão feitas na medida do possível.

- O blog é contra a pirataria, todos os links são tirados da internet. Gostou do álbum? Se possível , compre!

- Atenção: não peça sertanejo, pagode, hip hop, etc...a minha inteligência agradece.

- Aproveite para deixar seu comentário e caso tenha alguma sugestão de álbum ou artista terei o enorme prazer em pesquisar e postar.







Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Colosseum


Colosseum, é uma banda britânica de jazz-rock progressivo formada em 1968 pelo baterista Jon Hiseman, o saxofonista tenor Dick Heckstall-Smith e o baixista Tony Reeves, que haviam tocado juntos anteriormente na John Mayall & the Bluesbreakers. Dave Greenslade, no teclado, foi imediatamente recrutado, e a formação foi completada por Jim Roche na guitarra. Roche gravou apenas uma música antes de ser substituído por James Litherland (guitarra e vocais).
O Colosseum fez a sua estreia ao vivo em Newcastle e foram prontamente gravados pelo influente DJ da BBC Radio One John Peel para o seu programa de rádio Top Gear. Essa aparição rendeu a eles uma valiosa exposição e aclamação da crítica.

O primeiro álbum do Colosseum, Those Who Are About To Die Salute You, foi lançado pelo selo Fontana em 1969. O segundo álbum do Colosseum, também em 1969, foi Valentyne Suite, notório como o primeiro lançamento da Vertigo Records, o primeiro selo a contratar o Black Sabbath. A Vertigo Records era um ramo da Philips, fixada para contratar e desenvolver artistas que não se ajustavam à marca principal da Philips Records.

Dave "Clem" Clempson, egresso do Bakerloo, substituiu James Litherland para gravar o terceiro álbum, The Grass Is Greener, lançado em 1970 e somente nos Estados Unidos. Louis Cennamo então substituiu Tony Reeves no baixo, mas foi substituído por Mark Clarke em um mês, e Hiseman recrutou o vocalista Chris Farlowe para possibilitar que Clempson se concentrasse na guitarra. Essa é considerada a formação clássica do Colosseum, que em parte já havia gravado o álbum de 1970 Daughter of Time.

Em março de 1971, a banda gravou o seu concerto na Big Apple em Brighton e na Universidade de Manchester. Hiseman ficou impressionado com a atmosfera do show de Manchester, e a banda retornou cinco dias mais tarde para um concerto gratuito que também foi gravado. As gravações foram lançadas como um álbum duplo ao vivo em 1971, Colosseum Live, pouco tempo antes da banda original terminar.

Após a separação da banda, Jon Hiseman formou o Tempest com o baixista Mark Clarke; Dave Greenslade formou o Greenslade com Tony Reeves; Clem Clempson uniu-se ao Humble Pie; Chris Farlowe uniu-se ao Atomic Rooster; e Dick Heckstall-Smith embarcou em uma carreira solo.

Mais tarde Hiseman reformou o grupo como Colosseum II em 1975, com uma nova formação e que que durou ate 1978.

O Colosseum reuniu-se novamente para uma turnê em 1994, a catálise para o lançamento de um CD e DVD ao vivo, e novos álbuns de estúdio. Edições mais longas do Valentyne Suite e do Colosseum Live também foram lançadas, bem como diversas coletâneas.

A esposa de Hiseman, a saxofonista Barbara Thompson, uniu-se à banda em diversas ocasiões após a morte em 2004 de Dick Heckstall-Smith e agora é uma integrante permanente da banda.

Fonte: Wikipedia

THOSE WHO ARE ABOUT TO DIE SALUTE YOU



VALENTYNE SUITE



THE GRASS IS GREENER



DAUGHTER OF TIME



COLOSSEUM LIVE



LIVES, THE REUNION CONCERTS 1994



BREAD & CIRCUSES



TOMORROW'S BLUES



TIME ON OUR SIDE


Um comentário: