Pakistan - Folk & Pop Instrumentals 1966-1976, é um álbum duplo que contem uma compilação de músicos paquistaneses que abrangem o período entre 1966 e 1976. Está tudo aqui: rock, surf, folk tradicional misturado com pop, melodias de filmes, guitarras elétricas, sitaras e solos de órgão, com arranjos criados pelas bandas The Panthers, The Mods, The Bugs, The Blue Birds, The Resumos, etc.
Situada entre o Afeganistão, a Índia e o Irã, a colisão de influências culturais no Paquistão deu origem a uma música que era, e ainda é, diferente de qualquer outra coisa ouvida em qualquer outro lugar do planeta. No final da década de 1960, as restrições anteriores à expressão musical começaram a abrandar e as bandas que tocavam covers pop americanas e britânicas se tornaram populares na crescente cena noturna de Karachi e em festas de dança particulares. Cabelos longos entraram na moda entre os homens jovens e o haxixe se tornou a droga popular em todo o Paquistão. Logo, os hippies da América do Norte e da Europa começaram a se reunir em Karachi, Lahore e Peshawar. Muito poucas bandas que se formaram durante esse tempo realmente conseguiram gravar.
A revolução musical do Paquistão terminou em junho de 1977, após um golpe de Estado e o estabelecimento de um estado islâmico puro governado pela lei Sharia. Isso marcou o fim do “Swinging '70s” no Paquistão, uma vez que clubes noturnos e álcool foram proibidos em todo o país. A televisão e o cinema, assim como a música popular, estavam agora sujeitos à censura do governo. Após a repressão, muitos músicos paquistaneses deixaram o país e se mudaram para os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.
Fonte: http://www.sublimefrequencies.com/products/576414-pakistan-instrumental-folk-pop-sounds-1966-1976 (em inglês)
PAKISTAN - FOLK AND POP INSTRUMENTALS 1966-1976
seja o primeiro a comentar!