COLEÇÃO MESTRES DO BLUES

- Não haverá postagens o tempo todo, serão feitas na medida do possível.

- O blog é contra a pirataria, todos os links são tirados da internet. Gostou do álbum? Se possível , compre!

- Atenção: não peça sertanejo, pagode, hip hop, etc...a minha inteligência agradece.

- Aproveite para deixar seu comentário e caso tenha alguma sugestão de álbum ou artista terei o enorme prazer em pesquisar e postar.







Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Grand Funk Railroad


Grand Funk Railroad (ou simplesmente Grand Funk), é uma banda de hard rock da década de 1970, descoberta em 1969 no Atlanta Pop Festival, que chegou a ser uma grande sensação do rock para os jovens no final dos anos 60 e começo dos anos 70.

O grupo nasceu em 1964, na cidade de Flint, Michigan, Estados Unidos, quando quatro amigos se juntaram para formar uma banda. Seu nome original era "Jazzmasters" e não tocavam jazz como o nome sugere ("mestres do Jazz"), mas faziam um rock'n roll tão alto quanto seus amplificadores podiam suportar. Era formado por: Mark Farner, guitarra e vocal; Don Brewer, bateria e vocal; Craig Frost, órgão e piano e Mel Schacher, baixo..

Tocavam em clubes e escolas da cidade, até que em 1967, Terry Knight, um rapaz de 20 anos, um ano mais velho do que os músicos, assistiu a apresentação daquela noite. Knight era mais maduro e ambicioso, um visionário que já tivera seu próprio programa na rádio local, tinha trabalhado em uma emissora em Detroit e nesta noite de 67 ele, desempregado, estava decidido a se tornar vocalista de uma banda de rock. Da reunião entre Terry Knight e Jazzmasters, nasceu o "Terry Knight & The Pack".

No início de 1968, o "Pack" e Knight se separam e seguem cada um seu próprio caminho. Pack e Knight se reencontram no final de 1968, mas apenas Mark Farner e Don Brewer ainda continuavam na "Pack", enquanto procuravam um novo baixista.

O grupo encontrou o novo baixista, era um antigo amigo de Don, Mel Schacher, era ex integrante da banda Question Mark & the Misterians, O grupo agora é um trio e tinha novo nome, Grand Funk Railroad, inspirada na estrada de ferro Grand Trunk Western, da cidade de Flint.

Dois fatores foram claramente favoráveis ao sucesso do Grand Funk Railroad: sua participação no Festival de Altamont e, em termos de mercado musical, a separação dos Beatles, que acabou gerando novas oportunidades nas gravadoras, sequiosas para investir nas bandas promissoras, pois haviam testemunhado níveis nunca antes alcançados de lucro com os Beatles.

O Grand Funk faz sua estreia oficial em 4 de julho de 1969 no Atlanta Pop Festival, tocando para 180 mil pessoas de graça, mas se destacam e acabam por roubar o show de grupos participantes mais conhecidos. Da noite para o dia se tornam os preferidos da nova geração, os campeões americanos do rock pesado da época.

Em 1969, fazem turnê abrindo os shows do Led Zepelin, excursão lembrada pelo fato do empresário do Led, Peter Grant, ter desligado a energia elétrica de uma apresentação do Grand Funk por considerar que o grupo estava se saindo melhor que os seus contratados.

No dia 14 de junho de 1970, seus rostos foram pintados num gigantesco outdoor sobre a Times Square, promovendo o lançamento do disco Closer to Home, terceiro da carreira da banda

No ano seguinte, lançaram mais dois discos top 10 nas paradas – Survival e E Pluribus Funk[
Em 1971 conquistam seu troféu mais precioso: batem os Beatles, vendendo a lotação completa do Shea Stadium de Nova Iorque (12 mil lugares) em apenas 72 horas.

Em 1971, a banda de Knight chega ao seu auge. As rádios ainda não tocam seus discos e os jornais os ignoram, no entanto continuam vendendo discos e lotando todos os shows nos estádios. Já no início de 1972 Knight descobre que John Eastman, advogado e cunhado de Paul McCartney era o novo administrador do trio e que a sua sociedade com a banda Grand Funk Railroad fora dissolvida por seus abusos nas finanças do grupo três meses antes de findar o seu contrato.

Batalhas legais se arrastam por mais de dois anos

O primeiro álbum sem a direção de Terry Knight se chama, a propósito, Phoenix, o pássaro que renasce das cinzas e é um disco tendendo para o instrumental, com a novidade da volta de um velho integrante dos tempos do Pack nos teclados, Craig Frost.

É com o próximo LP, We're An American Band, lançado em 15 de julho de 1973, mais pop e comercial, especialmente elaborado para tocar em todas as rádios, que eles finalmente obtêm a aceitação de todos os públicos, inclusive da crítica. Afinal, retrocedem uma década fazendo um rock mais simplório e abandonando o rumo de evolução do seu estilo pesado e instrumental original idealizado por Terry Knight, justamente a contracultura que já dava seus sinais de cansaço com o início da afetada era "Disco" e então entram em sua curva de decadência como grupo de rock

Embora tenham tido grande sucesso em meados da década de 1970, as tensões aumentaram dentro da banda devido a questões pessoais, esgotamento e disputas sobre direção musical. Apesar desses problemas, o Grand Funk seguiu em frente. Precisando de mais dois álbuns para completar seu contrato com a Capitol, Grand Funk embarcou em uma grande turnê e decidiu gravar um álbum duplo ao vivo, Caught in the Act.

O álbum duplo deveria ter cumprido o contrato com a Capitol; no entanto, por conter material lançado anteriormente, a Capitol solicitou um álbum adicional para cumprir a obrigação contratual do Grand Funk. Embora ainda existissem pressões entre os membros da banda, os membros concordaram em seguir em frente e completar mais um álbum para a Capitol para evitar legalidades semelhantes às que suportaram com Terry Knight em 1972. A banda gravou Born to Die (janeiro de 1976), mas suas vendas mais baixas e a falta de singles de sucesso decepcionaram o grupo e houve rumores de uma separação.

No entanto, Grand Funk encontrou nova vida com o interesse de Frank Zappa em produzir a banda. Assinando com a MCA Records o álbum resultante Good Singin', Good Playin'  embora tenha rendido a eles algumas de suas melhores críticas de todos os tempos, rendeu pouco sucesso. Depois disso, um Grand Funk Railroad totalmente desiludido decidiu se separar para valer no final de 1976.

Em 1981, a banda se reuniu após ser abordada por seu ex-empresário Andy Caviliere (que substituiu Terry Knight em 1972). A reunião aconteceu sem Frost (que tocava com Bob Seger ) e com Dennis Bellinger substituindo Schacher no baixo.

A nova formação lançou dois álbuns. Esses lançamentos incluíram Grand Funk Lives e What's Funk?. Nenhum dos álbuns alcançou muito sucesso em termos de aclamação da crítica ou vendas;

A banda excursionou em 1981 e 1982 com Rick Baker se juntando a eles na estrada para tocar teclado. Mas as vendas sombrias de Grand Funk Lives e a morte do empresário Caviliere em 1982 fizeram com que o grupo se separasse pela segunda vez no início de 1983, logo após What's Funk? ser lançado.

Farner continuou como artista solo e se tornou um artista cristão,

Depois de alguns ensaios no final de 1995, os três membros originais do Grand Funk Railroad (acompanhados na turnê pelo tecladista/guitarrista e vocalista Howard Eddy Jr.) se reuniram novamente em 1996 e tocaram para 500.000 pessoas durante um período de três anos.

Mas no final de 1998, Farner deixou a banda após desentendimentos com Brewer e voltou à carreira solo.

E assim, no final de 2000, Brewer e Schacher decidiram seguir em frente sem Farner, recrutando o vocalista Max Carl (ex-Jack Mack & the Heart Attack e 38 Special ), o ex- guitarrista do Kiss Bruce Kulick e o tecladista Tim Cashion (Bob Seger, Robert Palmer ) para completar a nova formação.

A banda, continua em turnê desde então, apesar das mudanças de seus integrantes.
Fonte: wikipedia

ON TIME



THE RED ALBUM



CLOSER TO HOME



SURVIVAL



E PLURIBUS FUNK



PHOENIX



WE'RE AN AMERICAN BAND



SHININ' ON



ALL THE GIRLS IN THE WORLD BEWARE!



BORN TO DIE



GOOD SINGIN', GOOD PLAYIN'



GRAND FUNK LIVES


WHAT'S FUNK


CAUGHT IN THE ACT



COLLECTORS SERIES



LIVE THE 1971 TOUR



THIRTY YEARS OF FUNK

seja o primeiro a comentar!