Sweetwater, foi uma banda de rock americana, mais conhecida por ter sido a primeira banda a tocar (depois do cantor solo Richie Havens) no Festival de Woodstock em 1969.
A banda começou em 1967, liderada pelos amigos Alex Del Zoppo, tecladista e Fred Herrera, baixista. No começo, tocavam em bares do interior dos Estados Unidos. Foi em um desses bares que conheceram Nansi Nevins, que na ocasião, sem ser convidada, subiu no palco e cantou uma música junto com a banda. Alex viu que a voz de Nansi se encaixava com perfeição ao estilo de música que pretendia seguir e convidou-a para fazer parte do grupo.
Com a nova vocalista, a Sweetawter começou a ganhar mais reconhecimento, saindo em turnê e passando a tocar em festivais. A partir daí, com o hit "Motherless Child", acabaram tocando em todos os maiores programas de televisão da época e abriram ou tocaram nos mesmo show de artistas como Jimi Hendrix, The Doors, Cream, Grateful Dead, Crosby, The Who, Frank Zappa, Jefferson Airplane, Chicago, Chuck Berry, Spirit, Joe Cocker, Wall, Santana, Joan Baez, Beach Boys, Steve Miller e Janis Joplin. Ficaram ao lado dos maiores nomes da música da época.
Em 1969, por grande sorte, foram a primeira banda a tocar no Festival de Woodstock para mais de 500 mil pessoas. Esse grande número não era esperado pelos organizadores, provocando congestionamentos imensos e bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York. Como consequência, muitas bandas não conseguiram chegar a tempo. Usando um helicóptero, os integrantes da banda desceram nas proximidades do palco, no momento em que Swami Satchidananda fazia o ritual de invocação para o festival. Eles então subiram no palco e abriram a apresentação com a clássica "Motherless Child".
Porém, alguns meses depois de serem aclamados no Festival de Woodstock, a vocalista Nansi Nevins sofreu um grave acidente de carro que afetou também suas cordas vocais.
As brigas entre os integrantes se tornavam constantes e sem a Nansi, que era considerada a grande estrela da banda, não havia outra solução senão o fim.
As cenas da apresentação da Sweetwater em Woodstock, não foram incluídas no documentário "Woodstock" em 1970. Os produtores excluíram a banda devido ao pouco tempo que ela durou.
Em 1995, depois de um convite para tocar no Woodstock II, os integrantes começaram a pensar em uma re-união. A banda atual conta os antigos membros Alex Del Zoppo nos teclados, Fred Herrera no baixo, e Nansi Nevins nos vocais e violão; e com os novos membros: o percussionista Henry Arias, o baterista Mike Williams, e também um instrumento que nunca usaram, a guitarra, tocada por Joe Bruley. A história da Sweetwater ficou mundialmente conhecida depois da produção de um filme em 1999 que relatou a carreira da banda.
Fonte: Wikipedia
SWEETWATER
CYCLES: THE REPRISE COLLECTION