The Rascals, (inicialmente conhecido como The Young Rascals ) foi uma banda de rock americana, formada em 1965 e era constituida por Eddie Brigati (vocal), Felix Cavaliere (teclado, vocal), Gene Cornish (guitarra) e Dino Danelli (bateria).
Quando a Atlantic Records assinou com a banda eles descobriram que outro grupo usava tambem o nome "The Rascals". Para evitar conflitos, os gerentes Sid Bernstein e Billy (Amato) Smith decidiram renomear o grupo para "The Young Rascals".
A banda foi excepcionalmente popular no Canadá, onde "A Girl Like You", e "A Beautiful Morning" alcançou o 1º lugar. Mas não obtiveram o mesmo sucesso no Reino Unido, onde eles só alcançaram o top 75, com "Groovin '" em 8º e "A Girl Like You" em 35º. A banda se anunciaria como The Young Rascals pela última vez com o single "It's Wonderful", a partir de 1968 eles foram chamados simplesmente "The Rascals".
Brigati deixou o grupo em 1970, seguido por Cornish em 1971. Após o lançamento do album "Search and Nearness", a banda assinou contrato com a Columbia Records em meados de 1971.
O grupo passou a ter uma influencia mais acentuada de jazz e gospel nos próximos dois álbuns, "Peaceful World" e "The Island Of Real" usando Robert Popwell e Buzzy Feiten no baixo e guitarra respectivamente, e novas cantoras Annie Sutton e Molly Holt. Esses álbuns não venderam tão bem quanto o trabalho anterior. No final de 1971, Danny Weis entrou como substituto de Feiten na guitarra. Feiten, em seguida, novamente substituiu Weis antes do grupo se desfazer.
Fonte: Wikipedia (em inglês)
THE YOUNG RASCALS
COLLECTIONS
GROOVIN'
ONCE UPON A DREAM
FREEDOM SUITE
SEE
SEARCH AND NEARNESS
PEACEFUL WORLD
THE ISLAND OF REAL